fbpx

O que é Qualidade de Segurado junto ao INSS?

No tema de hoje, iremos abordar um assunto de grande relevância para todos os trabalhadores formais e informais.

Primeiro destaca-se que trabalhadores formais – são aqueles que possuem registro em Carteira de Trabalho – CTPS; e trabalhadores informais, são aqueles trabalhadores que não possuem respectivo registro em Carteira de Trabalho, conhecidos também como trabalhadores autônomos, profissional liberal.

De certo, é que os trabalhadores formais, em razão do respectivo registro em carteira de trabalho, já estão vinculados ao INSS, logo, se enquadram na qualidade de segurado, para fins de pleitear aposentadoria, auxílio-doença e, no caso de morte do segurado, seus herdeiros/dependentes solicitarem pensão por morte, entre outras prestações.

De outro lado, os trabalhadores informais, necessitam recolher os pagamentos de Guias fornecidas pelo INSS, para que possam estar na qualidade de segurado e assim, caso, seja necessário, solicitar alguns dos benefícios Previdenciários mencionados acima.

Nesta esteira, temos que Qualidade de Segurado, nada mais é que um seguro social, ao qual o trabalhador se vincula, para ter direito à cobertura previdenciária, para que possa usufruir de todos os benefícios e serviços oferecidos pelo INSS.

Importante destacar que além dos segurados aqui mencionados, trabalhadores formais e informais, existem outros tipos de segurados, no qual o tema será abordado em postagens futuras.

Em caso de dúvidas, procure um advogado de sua confiança, para que possa ser orientado e, verifique sua qualidade de segurado junto ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mais publicações

Envie sua Dúvida