FRAUDES EM LEILÕES – CUIDADO!

Há muito tempo que os leilões, em sua ampla gama de variedades, são um excelente meio para se obter um bem pretendido para si, seja móvel ou imóvel, ou mesmo um excelente meio para investimento e aumento do patrimônio pessoal. 

A desvalorização legal aplicada aos bens leiloados, que acontece nos leilões judiciais, por exemplo, criam um atrativo diferenciado na compra desses bens, e permite com que o arrematante, ou seja, aquele que se sai vencedor no leilão, tenha um ganho potencial a médio e longo prazo. 

Existem pessoas que literalmente vivem de leilões, tendo como sua principal atividade financeira e fonte de renda. 

O intuito deste breve texto, todavia, não é o de apresentar as vantagens dos leilões, já normalmente conhecidas pela maioria das pessoas, tampouco de apresentar as formas de leilão, mas sim, de alertar sobre os riscos de um problema cada vez mais frequente nos dias atuais, OS LEILÕES FALSOS! 

Segundo a Associação dos Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo (Aleoesp), de 2019 para cá, já foram identificados mais de 2.000 (DOIS MIL) sites falsos, pasmem! 

Neste particular, os sites de leilão de veículos lideram o ranking dos mais fraudados, e não obstante os esforços das autoridades e entidades de classe, tudo indica que se trata de um crime ainda em crescimento. 

O brasileiro é apaixonado por carros, e a possibilidade de conseguir o carro dos sonhos por um valor bem menor do que o de mercado realmente encanta, mas cuidado sempre, desconfie de tanta facilidade. 

Via de regra, em leilões reais de veículos, dificilmente as coisas são tão perfeitas como normalmente prometidas pelos falsários, o carro sempre tem algum probleminha a ser resolvido ou assumido pelo arrematante, e o valor não deve ser tão discrepante da realidade. 

Ainda que o valor comece baixo, a tendência é que os lances subam e se aproximem do valor real do veículo. 

A título de exemplo, mas não esgotando as hipóteses, algumas dicas podem ser dadas para aqueles que tenham interesse em participar de um leilão, mas não tenha experiência: 

– Confira o domínio (endereço) do portal escolhido; 

– Certifique-se de que a URL termine com “.com.br”, já que os sites de leilões de carros oficiais no Brasil devem ser registrados assim e não com “.com”, “.com/br”, entre outros; 

– Verifique a possibilidade de visitar os automóveis a serem leiloados; 

– Entre em contato com a Junta Comercial para ver se o registro do leiloeiro existe de fato; 

– Verifique o conteúdo da página e possíveis erros de português, fotomontagens e outras características suspeitas; 

– Procure assistir algumas transmissões online pelo site antes de participar efetivamente de um leilão; e 

– Só efetive o pagamento se a conta ou boleto emitido estiverem em nome da pessoa física do próprio leiloeiro. 

Existem outros detalhes, mais técnicos, que os Advogados estão familiarizados e que podem claramente orientar seus clientes na tomada de decisão por participar ou não de um leilão. 

Se sua intenção realmente é de participar, e por que não, de enriquecer com leilões, coloque sempre seu Advogado como parte do investimento, sobretudo de maneira preventiva, pois depois de participar de um leilão fraudulento, dificilmente você reaverá o seu dinheiro. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mais publicações

Envie sua Dúvida